Rua Visconde de Taunay, 325 - Bom Retiro
São Paulo - SP - CEP: 01132-000
  Fone:(55 11) 2712-7777
Fax: (55 11) 2712-7715
  Empresa Serviços Consulta de Processos Notícias Contato Home

Serviços

Especialista afirma que isolamento acústico estipulado pela Norma de Desempenho
é inviável

Para Davi Akkerman, requisitos para fachadas estão fora da realidade do mercado e deveriam ser revistos

O engenheiro Davi Akkerman, sócio diretor da Harmonia Acústica, acredita que o mercado da construção não terá condições de atender aos requisitos de isolamento acústico de fachadas estipulados pela Norma de Desempenho (ABNT NRB 15.575). "Os valores são extremamente severos e dificilmente serão atendidos, mesmo no alto padrão", afirma. Akkerman se apresentou durante o seminário "Norma de Desempenho - O que muda a partir de maio?" promovido pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) na última segunda-feira.

Na opinião do especialista e de diversos construtores, o isolamento acústico das fachadas é o ponto crítico da Norma e o cerne do problema está nos caixilhos e vidros. "Ensaiamos uma janela com dois vidros de 10 mm e tivemos isolamento de 25 dB [que é o mínimo exigido]", detalha Akkerman. "Mas geralmente a construção trabalha com vidros de 4 mm a 6 mm, no máximo".

Além disso, segundo o engenheiro, as janelas com dois panos de persiana e apenas um de vidro, largamente utilizadas, estão longe da conformidade, uma vez que o vidro é o principal elemento de vedação. Para ele, o primeiro passo é a adaptação da indústria, mas, ainda assim, os valores constantes na Norma devem ser revistos.

Outra exigência amplamente criticada pelos construtores é o isolamento acústico de ruídos de impacto entre lajes. Neste ponto, Akkerman não faz concessões: "Temos dados técnicos de que lajes com 10 cm a 12 cm de espessura atendem o requisito da Norma". Ele lembra, porém, que nem todas as lajes dessas espessuras serão adequadas, pois há outras variáveis que devem ser levadas em conta, como a dimensão do pano de laje.

 

 

Voltar

 

 

 

 
Consulta de processos
   
 

Serviços

 

© 2010 - Veriplan Engenharia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução sem autorização. By NAWeb Brasil